Um projecto de Redução de Riscos e Minimização de Danos próximo de TI
comentar
publicado por pontesdoalva, em 18.11.09 às 09:37link do post | favorito

 

 

O Plano Operacional de Respostas Integradas (PORI) promovido pelo Instituto da Droga e da Toxicodependência, onde se insere o Projecto “Pontes do Alva”, tem como objectivos gerais:
·            construir uma rede global de respostas integradas e complementares, no âmbito da prevenção, da dissuasão, da redução de riscos e minimização de danos, do tratamento e da reinserção;
·            aumentar a abrangência, a acessibilidade, a eficácia e a eficiência das intervenções, dirigindo-as a grupos específicos;
·            desenvolver um processo de melhoria contínua da qualidade da intervenção através do reforço da componente técnico-científica e metodológica;
·            aumentar o conhecimento sobre o fenómeno dos consumos de substâncias psicoactivas e promover a realização de intervenções coerentes e sustentáveis no tempo.
 
A execução do PORI concretiza-se mediante a identificação e selecção de territórios de intervenção prioritária, a elaboração de diagnósticos sobre cada território seleccionado e a implementação de Programas de Respostas Integradas (PRI).
 
Para a nossa zona identificou-se o Território Gouveia/Seia, que integra abordagens e respostas interdisciplinares, através de três eixos:
·            a Prevenção pelo Projecto “Uma Aventura +”, promovido pelo Grupo Aprender em Festa (GAF);
·            a Redução de Riscos e Minimização de Danos, com o nosso Projecto “Pontes do Alva” promovido pela Associação de Beneficência do Sabugueiro;
·            e Reinserção Social, com o Projecto “Alavanca”, também promovido pela Associação de Beneficência do Sabugueiro.
 
Dado que um dos objectivos do Projecto “Pontes do Alva” é a divulgação de informação e encaminhamento para serviços e recursos institucionais existentes na área das drogas e toxicodependências e do apoio social e encaminhamento, vamos, ao longo deste mês de Novembro, divulgar os objectivos e serviços dos outros dois projectos pertencentes ao Eixo Gouveia/Seia: o Projecto “Alavanca” e o Projecto “Uma Aventura +”.
 
 

 

 

 

Imagem: Logotipo do PORI


Mais sobre Nós
Novembro 2009
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6
7

8
9
10
11
12
13
14

15
19
21

22
23
24
25
26
27
28

29
30


pesquisar
 
Visitas

Newsletters

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner

Contador de Visitas
Linha 1414
A Linha Vida SOS Droga – 1414 pode dar-lhe informações mais personalizadas, uma vez que falará pessoalmente com um técnico. O atendimento telefónico é efectuado de 2ª a 6ª feira das 10 às 20 horas.
www.tu-alinhas.pt
O site infanto-juvenil do Instituto da Droga e Toxicodependência (IDT). Sabe mais sobre drogas de uma forma divertida! JOGA, APRENDE, DIVERTE-TE!
Segue-nos no Facebook!
blogs SAPO