Um projecto de Redução de Riscos e Minimização de Danos próximo de TI
comentar
publicado por pontesdoalva, em 05.01.12 às 14:26link do post | favorito

 

Quando se aproxima a Época de Exames, acentua-se o debate sobre a utilização de substâncias para melhorar a performance dos alunos.

 

 

LEMBRA-TE! Não há milagres! Um pico de concentração num dado momento é obtido à custa de perdas de memória, morte de células cerebrais, perturbações do sono e de ansiedade, entre outros problemas que podem manifestar-se mais tarde. Além disso, corres sempre o risco de dependência! Algumas destas drogas são conhecidas pelo seu grande potencial de adição, em curto espaço de tempo!

 

Actualmente, os estudantes recorrem a várias drogas. Dentro deste grupo destacam-se os estimulantes como a cocaína, as anfetaminas, os esteróides, entre outros. Estas drogas são ilegais e têm grande potencial de dependência. A "maior concentração" que os estudantes desejam é obtida à custa de alterações importantes do sistema nervoso central!

 

Para além das drogas ilegais, tem sido comum o recurso a medicamentos que são vendidos para o tratamento de determinadas doenças, como por exemplo a hiperatividade. Neste caso também existem riscos! Basta referir que ninguém deve consumir medicamentos que não sejam receitados especificamente para o seu caso. Além disso, ainda não existem estudos suficientes sobre os impactos do uso destas substâncias.

 

No entanto, é necessário não confundir drogas com medicamentos de venda livre e indicada para o estudo, como o Cerebrum e outros. Apesar da sua utilização não ser consensual, estes medicamentos são sujeitos ao controlo do Infarmed, o que lhes confere alguma segurança, ao passo que outras drogas (sejam de venda livre ou não) poderão trazer consequências imprevisíveis e irreversíveis.

 

NESTA ÉPOCA DE EXAMES, LANÇAMOS-TE UM DESAFIO: Energia? Usa só a tua!

 

 

Conselhos do IDT e do Infarmed


Mais sobre Nós
Janeiro 2012
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6
7

8
9
10
11
12
13
14

15
16
17
18
19
20
21

22
23
24
25
26
27
28

29
30
31


pesquisar
 
Visitas

Newsletters

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner

Contador de Visitas
Linha 1414
A Linha Vida SOS Droga – 1414 pode dar-lhe informações mais personalizadas, uma vez que falará pessoalmente com um técnico. O atendimento telefónico é efectuado de 2ª a 6ª feira das 10 às 20 horas.
www.tu-alinhas.pt
O site infanto-juvenil do Instituto da Droga e Toxicodependência (IDT). Sabe mais sobre drogas de uma forma divertida! JOGA, APRENDE, DIVERTE-TE!
Segue-nos no Facebook!
blogs SAPO