Um projecto de Redução de Riscos e Minimização de Danos próximo de TI
comentar
publicado por pontesdoalva, em 27.01.10 às 15:24link do post | favorito

A semelhança do Projecto “Pontes do Alva”, existem outros projectos, com o objectivo de reduzir os riscos e minimizar os danos das dependências de Substâncias Psicoactivas, tal como, o Projecto “Giros” de Aveiro, que passamos a apresentar…
 
O Projecto “Giros” integra-se no Plano Operacional de respostas integradas de Aveiro, do IDT, IP e intervém em dois contextos diferentes na Cidade de Aveiro. Por um lado com toxicodependentes em risco de exclusão (Equipa de Rua) e por outro junto de população que frequenta espaços de diversão nocturna (Ponto de Contacto e Informação).
 
Tem como objectivos:
  • Atenuar os perigos e diminuir os prejuízos ligados aos consumos de drogas, junto de utilizadores de drogas lícitas e ilícitas;
  • Promover o acesso a cuidados básicos de saúde junto de população toxicodependente socialmente excluída;
  • Contribuir para a integração de população toxicodependente em risco de exclusão;
  • Evitar ou atenuar o consumo de drogas, lícitas ou ilícitas, em contextos recreativos.
 
 
A intervenção das duas Equipas conta com o apoio de uma carrinha adaptada.
 
As acções da Equipa de Rua contemplam “Giros” pelos locais de consumo, troca de seringas, entrega de preservativos, 1ºs socorros, apoio psicossocial, cuidados de enfermagem.
 
O Ponto de Contacto e Informação intervém na Praça do Peixe (zona dos Bares), nas duas principais discotecas da Cidade e nas actividades académicas, com acções no âmbito da distribuição e divulgação de material informativo, entrega de preservativos, testes de alcoolemia. A equipa realiza também uma vez por mês tertúlias nos Bares da Cidade sobre a problemática da Toxicodependência e doenças associadas.
 
O projecto contempla ainda um balneário, lavandaria e vestiário, a funcionar na sede do projecto para os utentes da Equipa.
 
 
Imagens: Projecto “Giros”
Texto: Projecto “Giros”

 

 

Redução de Riscos e Minimização de Danos

um Olhar de proximidade 

Criando pontes... e não barreiras...

 


Mais sobre Nós
Janeiro 2010
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2

3
4
5
6
7
8
9

10
11
12
15
16

17
18
19
21
22
23

24
26
28
29
30

31


pesquisar
 
Visitas

Newsletters

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner

Contador de Visitas
Linha 1414
A Linha Vida SOS Droga – 1414 pode dar-lhe informações mais personalizadas, uma vez que falará pessoalmente com um técnico. O atendimento telefónico é efectuado de 2ª a 6ª feira das 10 às 20 horas.
www.tu-alinhas.pt
O site infanto-juvenil do Instituto da Droga e Toxicodependência (IDT). Sabe mais sobre drogas de uma forma divertida! JOGA, APRENDE, DIVERTE-TE!
Segue-nos no Facebook!
blogs SAPO